AuDITIONS Brasil 2015: Festa de encerramento em Belo Horizonte terá Maria Rita, Glória Maria e Fiorella Mattheis

anglogold-fiorella-mattheis-divulgação

O maior concurso de design de joias em ouro do país, o AuDITIONS Brasil, promovido pela produtora de ouro AngloGold Ashanti, chega a sua sétima edição no dia 03/12 (quinta-feira), com um grande evento no Palácio das Artes.

Com patrocínio da AngloGold Ashanti e apoio do Ministério da Cultura, a noite de festa, que receberá os maiores representantes da joalheria nacional, designers, atores e convidados, apresentará ao público, pela primeira vez, as 17 joias finalistas – confeccionadas a partir do tema “Recombinações” – a mistura de ideias, elementos ou conceitos existentes, para criar algo completamente novo. O evento premiará quatro designers nas duas categorias do AuDITIONS, “Designer” e “Revelação”.

O AuDITIONS Brasil é promovido no país desde 2002 pela maior produtora de ouro do país, a AngloGold Ashanti. Ao criá-lo, a empresa apostou, com sucesso, no potencial do concurso como um catalisador para fomentar o desenvolvimento mundial do setor joalheiro, bem como aumentar a demanda e o consumo do metal; estimular a inovação e renovação do design; apontar tendências e incentivar o uso de novas tecnologias.

O evento será apresentado pela jornalista Glória Maria, com a participação de artistas convidados, entre eles a Golden Girl, a atriz e modelo carioca Fiorella Mattheis, e contará com um show da cantora Maria Rita, apresentando um projeto inédito em sua carreira, cantando músicas de Ella Fitzgerald. A cerimônia terá também as participações de Letícia Spiller e Isabella Fiorentino (que foi a Golden Girl em 2006 e 2007), entre outros. Todo o evento leva a assinatura de Fause Haten que ocupa o cargo de diretor criativo.

“Queríamos somar ao AuDITIONS, que já é uma festa consagrada, o trabalho de artistas que trouxessem para o evento um pouco de sua alma, para falar do tema do concurso deste ano, ‘Recombinações´, com projetos pessoais inéditos e surpreendentes.  Assim, chegamos à Maria Rita, e ainda estamos preparando outras novidades para a festa”, destaca Fause.

Essa será a estreia do novo projeto musical de Maria Rita, com canções de Ella Fitzgerald, um dos maiores ícones do jazz mundial de todos os tempos. O projeto, um sonho antigo da cantora, que se tornará realidade agora, vai dialogar com toda a festa, em cerca de 10 números espalhados por toda a duração do evento.

Quem também volta ao AuDITIONS é a apresentadora Glória Maria, que já participou de diversas edições anteriores. Dessa vez, no entanto, a jornalista deixará de lado a apresentação em estilo formal e usará recursos como vídeos pré-gravados para transformar partes da festa em um talk show fictício.

Todas as joias finalistas serão apresentadas ao público pela primeira vez, e, no final do evento, as quatro joias vencedoras voltam ao palco, desfiladas por atrizes convidadas.  A Orquestra Sinfônica de Ouro Preto, sob a regência de Rodrigo Tofollo, será a responsável pela trilha sonora da noite, além de acompanhar Maria Rita em sua apresentação.

Após a apresentação e premiação dos vencedores, todas as joias finalistas estarão em exposição no mezanino do saguão principal do Palácio das Artes, para apreciação dos convidados.

O Concurso

O concurso AuDITIONS Brasil acontece em várias etapas, desde a inscrição de designers de todo o país até a seleção, montagem das peças e a premiação final. Nesta edição, foram selecionados 17 participantes: 13 na categoria “Designer” – aberta a todos os profissionais, independente da sua qualificação e/ou formação – e quatro na categoria “Revelação” – direcionada a estudantes de design, arte, arquitetura e moda.

Este ano, o concurso propôs o tema “Recombinações”. Em sua sétima edição, o AuDITIONS Brasil recebeu mais de 900 inscrições, reunindo designers de oito estados: Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. No evento final, quatro joias serão premiadas: uma vencedora na categoria “Revelação” e três na categoria “Designer”.

O resultado da 7ª edição do concurso são 17 joias bastante diferentes entre si – desde anéis, braceletes, colares e brincos, até joias multifuncionais ou aquelas que surpreendem por suas formas – há uma saia, uma camiseta, um véu e até uma tatuagem. A inspiração vem de diversos pontos – da arquitetura, da música, da pintura cubista, da moda e do cinema, da religião e da filosofia de vida chinesa. O material predominante é sempre o ouro, de diferentes tipos, que aparece nas composições finais casado com materiais como o crochê, o couro, capim dourado, palha tingida, bordados, espelhos, tampinhas de refrigerante, plástico, sementes, redes de pescadores e imãs.

O Catálogo

Após o evento, todos os convidados presentes receberão o catálogo do AuDITIONS BRASIL 2015, com ensaios exclusivos fotografados pela “Golden Girl” Fiorella Mattheis usando todas as joias finalistas do concurso, bem como informações sobre as mesmas. Todas as fotos são de autoria do conceituado Jacques Dequeker, um dos mais importantes fotógrafos do país, com direção artística e figurinos de Fause Haten e direção de arte de Paulo Cabral.

As fotos foram feitas no mês de setembro nas cidades mineiras de Sabará e Santa Bárbara, usando como cenário as igrejas e esculturas da região, entre elas a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Sabará, repleta de ouro, que foi restaurada com apoio da própria AngloGold Ashanti. Fiorella contracenou nas fotos com empregados da empresa, seus familiares e membros das comunidades dessas cidades onde a produtora tem atividades. “Nossa intenção”, explica Fause, “foi trazer para essas fotos o ouro das joias, mas também o verdadeiro universo que existe ao redor desse metal”.

Descendente de alemães e italianos, natural da cidade Imperial de Petrópolis, na região serrana do Rio, Fiorella Mattheis ingressou na carreira de modelo aos 14 anos e até os 17 anos morou no exterior trabalhando em países como Alemanha, Inglaterra, Itália, Grécia, Japão e China. De volta ao Brasil, Fiorella iniciou sua carreira de apresentadora na TV passando por programas como “Rolé”, do canal  SporTV, e o Video Show da TV Globo, onde ficou por dois anos.

Estreou como atriz na novela Malhação, interpretando a vilã Vivian Pimenta. Atuou em seriados da TV Globo como “Faça Sua História” e “As Cariocas” e também em novelas como  “A Favorita”  e “Fina Estampa”. Atualmente faz parte do elenco do sitcom “Vai Que Cola”, no Multishow, com a personagem “Velna”. O programa de maior sucesso de audiência na TV a cabo estreia sua 3ª temporada em outubro e o longa metragem derivado do seriado, “Vai que Cola, o Filme” estreou em 1º de outubro no circuito nacional.

AngloGold Ashanti

A AngloGold Ashanti é uma das maiores empresas produtoras de ouro do mundo. Sediada em Johanesburgo, capital da África do sul, a empresa atua em quatro continentes, reunindo 19 operações em nove países, gerando mais de 58 mil empregos, e possui ações listadas nas bolsas de Nova Iorque, Londres, Johanesburgo, Sydney e Acra.

No Brasil, a AngloGold Ashanti detém operações em Minas Gerais, localizadas na região do Quadrilátero Ferrífero, e em Goiás, na cidade de Crixás, por meio da Mineração Serra Grande.

A empresa conduz seus negócios no país com sólidos princípios de ética empresarial e de sustentabilidade. As certificações conquistadas refletem os valores e compromissos da empresa: as certificações ISO 14001, ISO 17025 e do Código Internacional de Cianeto foram obtidas como reconhecimento a sua política de respeito ao meio ambiente, enquanto a OHSAS 18001 reafirma o compromisso da empresa com a segurança, saúde ocupacional e gestão de riscos, e a ISO 9001 com sua gestão de qualidade. Em termos de responsabilidade social, a AngloGold Ashanti é a primeira produtora de ouro do país a conquistar a norma brasileira NBR 16001.

Por meio do AuDITIONS, a AngloGold Ashanti evidencia o seu comprometimento com todas as etapas da cadeia produtiva do seu produto. Consolidado como o maior concurso de design de joias em ouro do mundo, esse programa institucional evidencia o caminho percorrido pelo metal para além dos portões das refinarias.

As novidades sobre o evento de premiação poderão ser acompanhadas pelas redes sociais do concurso: FacebookInstagram, Flickr e Youtube.

TAGS: \ \ \ \ \ \ \ \ \ \