Cantata de Natal no Museu Inimá de Paula

Trio Amadeus se apresenta na sacada do prédio do MIP, na próxima sexta-feira, 20/12, a partir das 18h30

O Museu Inimá de Paula promete emocionar pedestres e parar o trânsito na próxima quinta-feira, 20 de dezembro, por volta das 18h30. O prédio onde o museu está instalado, no centro da cidade, receberá a “Cantata de Natal”, um show com temas natalinos e apresentação gratuita do Trio Amadeus. Esta é a terceira vez que o grupo se apresenta na sacada do MIP, gratuitamente para o público.

“A ideia é chamar a atenção de quem estiver passando próximo ao museu, numa época em que todo mundo está na maior correria, por conta das festas de fim de ano. E não deixa de ser um presente para os nossos visitantes e para Belo Horizonte. É também uma boa forma de divulgar o nosso espaço e com isso trazer mais público”, conta Claudia Tunes, diretora do Museu Inimá de Paula.

Para esta apresentação, o grupo escolheu um repertório variado, mas com muitos temas natalinos. Em nove anos de carreira, o trio já se apresentou em diversas ocasiões, no Brasil e na Europa, e participou de eventos de grande relevância cultural, como as edições do Festival Internacional de Harpas do Rio de Janeiro (RioHarpFestival), onde em todos os anos tem sido o único representante de Minas Gerais, e das 8ª e 9ª edições do Projeto Música no Museu. Realizaram a abertura do IX Festival Internacional de Coros, ocasião na qual receberam Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete – MG. Inauguração da ONG francesa France Libertés Brasil com a presença da ex-primeira dama francesa Danielle Miterrand; recepção do Príncipe do Japão, Nahurito, em sua visita ao Brasil, no Palácio da Liberdade, além de várias solenidades oficiais com a presença de  autoridades como o ex-vice-presidente da República José Alencar, o Senador Aécio Neves e o governador Antônio Anastasia. Na Mostra de Talentos da UFMG receberam Menção Honrosa. Foram a atração principal no Rio de Janeiro, na comemoração dos 100 anos da Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, responsável pelo Bondinho do Morro da Urca. Em Portugal, apresentaram-se no Cassino Estoril, o maior da Europa, e em Paris e Praga, conquistaram uma aceitação excepcional do público local.

O Trio Amadeus já gravou dois CDs, “Amadeu”, em 2004 e “Sobre todas as coisas”, em 2008. O nome AMADEUS é uma homenagem a Mozart. O estilo? Não é erudito puramente, mas também não é essencialmente popular. São os dois ao mesmo tempo. O diferencial começa pela formação do grupo. A base é a harpista e cantora lírica, Marcelle Chagas, e o violonista e cantor popular, Fábio Lopes. O terceiro integrante é sempre um músico convidado e dependendo da formatação do show, pode ser um violinista, um flautista, um guitarrista, ou até mesmo um percussionista. O grupo surgiu, a princípio, com a proposta de tocar músicas eruditas com uma formatação mais popular, através da redução dos arranjos tradicionais de orquestra para basicamente violão, guitarra e vozes. Rapidamente, passaram a tocar também suas próprias composições, que também não deixaram de revelar sua ambígua influência dos estilos erudito e popular. Em seus shows, além de suas próprias músicas, apresentam composições eruditas de compositores consagrados como Mozart , Bizet e Verdi, músicas brasileiras de compositores como Tom Jobim e Chico Buarque, além de outras que combinam com o som angelical da harpa e da voz de Marcelle, como trechos dos musicais “O Fantasma da Ópera”, “Cats”, “O Mágico de Oz” entre outros estilos.

Em caso de chuva, a apresentação será mantida, mas realizada dentro do Museu Inimá de Paula. A capacidade é de 130 pessoas.

SERVIÇO:

CANTATA DE NATAL NO MUSEU INIMÁ DE PAULA – COM TRIO AMADEUS

Sexta-feira, 20/12 – a partir das 18h30

Museu Inimá de Paula: Rua da Bahia, 1201, Centro

Evento gratuito, na sacada do prédio *

Informações: (31) 3213 4320 / www.museuinimadepaula.org.br

*Em caso de chuva, a programação será realizada no auditório do Museu, com capacidade para 130 pessoas.