COMO EVITAR AS LESÕES DAS CORRIDAS

Sesc Divulgação

A corrida de longa distância vem ganhando cada vez mais popularidade, atraindo novos entusiastas e praticantes em todo o mundo. Neste mês de abril, Belo Horizonte sedia sete grandes eventos, com concentração na Esplanada do Mineiro, Praça da Pampulha, Parque JK e várias outros pontos da cidade.

Esse tipo de atividade traz inúmeros benefícios à saúde, como o aprimoramento do sistema cardiovascular, a diminuição do risco de mortalidade, a redução da incidência de obesidade e a melhoria de muitos problemas crônicos de saúde.

No entanto, os corredores são propensos a desenvolver algumas lesões comuns de extremidades inferiores que, em sua maioria, são causadas por um fator biomecânico importante.

De acordo com Eduardo Netto, diretor-técnico da rede de academias Bodytech, a melhor maneira de evitar lesões é impedi-las de ocorrer, e talvez uma das mais importantes proteções esteja na escolha do tênis. Mas outras variáveis, como flexibilidade, fortalecimento e horários de treinamento, não podem ser negligenciadas. “ Tão importante quanto escolher o tênis apropriado é ‘ensinar’ nosso corpo novas maneiras de se movimentar, permitindo que os sistemas musculoesquelético e articular funcionem de forma mais eficiente e harmônica”, conta.

O segredo é a repetição e o treino de um movimento específico por algum tempo para que ele possa ser aprendido e utilizado adequadamente –nosso cérebro é uma estrutura fascinante, que possui uma impressionante capacidade de aprendizagem e de modificação a cada dia, a cada treino.

Veja dicas para minimizar as chances de lesões e melhorar a técnica e, consequentemente, o rendimento:

– Acrescente ao seu treinamento os exercícios educativos em que os profissionais especialistas em corrida poderão orientar nas correções necessárias;

– Esporadicamente, corra de frente para o espelho –essa medida pode facilitar a correção e o uso da técnica mais apropriada. Com a repetição sistemática desses exercícios, aseventuais correções vão gradualmente tornando-se automáticas e naturais.

– Complemente seus treinos com exercícios de resistência: o fortalecimento de uma deficiência muscular pode melhorar o equilíbrio de forças em torno da articulação e reduzir possíveis desequilíbrios.

Bodytech Belvedere

Av. Paulo Camilo Pena, 732 – Belvedere Tel: (31) 32641111

Bodytech Savassi

Rua Pernambuco, 618 – Funcionários – Tel: (31) 3262 1111

Assessoria de Imprensa:

Benedita Comunicação – (31) 3225 1197

Mábila Soares – (31) 9213-1110

Thiago Romano – (31) 9282-6879