Dmais Design

Maior evento de design em Minas chega à sua segunda edição

exposição de móveis do designer Paulo Alves na loja Micheliny Martins na primeira edição do DMAIS DESIGN em 2014. Foto divulgação

Entre os dias 19 e 26 de Setembro, Belo Horizonte se torna a capital do design. Os principais criadores, fabricantes, lojistas, arquitetos, decoradores, jornalistas e especialistas de Minas Gerais e do Brasil se encontram na segunda edição do DMAIS DESIGN, evento que promove um circuito de design por toda a cidade.

A temporada é composta por mais de 100 eventos independentes e simultâneos que fazem a conexão da decoração e do design com a arte, arquitetura, moda e outras vertentes. Aproximadamente 70 estabelecimentos promovempalestras, workshops, lançamentos de produtos, exposições, mostras, instalações e festas.

O objetivo é disseminar o design e suas facetas, assim como é feito nas maiores cidades do mundo (Nova York, Milão, Paris e Londres) e conta com organização do produtor Renato Tomasi e promoção cultural do jornal Estado de Minas e portal Lugar Certo.

O festival, explica Renato, é, na verdade, uma plataforma de divulgação e curadoria de eventos, onde cada qual tem o seu produtor independente, possibilitando assim uma variedade de propostas e ações. “BH tem um enorme potencial para a economia criativa, temos que aproveitar esse celeiro para gerar visibilidade e negócios para a cidade.”, destaca.

Jaqueline Frauches, diretora regional da ABD – Associação Brasileira de Designers –, aposta no caráter educativo da iniciativa. “O DMAIS reunirá alguns dos principais nomes do design em Belo Horizonte para discutirem o mercado atual. É uma excelente oportunidade para os profissionais e estudantes da área entrarem em contato com esse ambiente“, sugere.

Marcas de todo o país esperam ansiosamente o início do festival. De acordo com o empresário Rafael Mendes, proprietário da SAVA – especializada na produção e vendas de móveis de alto padrão –, o DMAIS DESIGN insere Belo Horizonte no cenário nacional, atraindo a atenção para a cidade e para tudo o que é feito aqui.

Já Augusto Magalhães, diretor da Portobello Shop, destaca a importância do mercado e do consumidor mineiro para o segmento. “Fizemos questão de instalar nossa primeira loja conceito em BH, apresentando aos profissionais um modelo que pretendemos expandir por todo o Brasil”, afirma.

A empresária Micheliny Martins destaca o estímulo que o evento fornece para a economia. “Essa experiência do design movimenta as lojas e apresenta novos produtos, incentivando o comércio entre arquitetos, decoradores, indústrias e clientes”.

Novidades

Em paralelo às ações que integram o cronograma da temporada, o festival também promoverá alguns eventos. O destaque fica para o Espaço DMAIS DESIGN, instalado na Casa Bernardi, no tradicional bairro Cidade Jardim, que acolherá, entre os dias 21 a 24 de setembro, um ciclo de palestras, uma exposição sobre o design mineiro e a Feira Rosenbaum.

Entre os convidados para o colóquio, estão o premiado designer mineiro Gustavo Greco, além dos cariocas Erick Figueira de Mello, único arquiteto do Rio de Janeiro a participar da Mostra Black 2015 e Arnaldo Danemberg, proprietário do antiquário homônimo vizinho ao icônico Copacabana Palace. De São Paulo, a editora da revista Bamboo Clarissa Scneider, do Sul o conceituado designer Henrique Steyer. Ao todo, serão, aproximadamente, 15 palestras.

Com o objetivo de estimular a valorização da produção local, Tomasi organiza uma exposição de móveis desenvolvidos por designers mineiros. Na mostra, poderão ser conferidas peças executadas pelos principais nomes do mobiliário, com destaque para Juliana Vasconcellos, Carlos Maia, Marcelo Alvarenga, Susana Bastos, Isabela Vecci e Olavo Machado Neto.

Também entre os dias 21 e 24 o Espaço DMAIS DESIGN recebe a feira Rosenbaum, organizada pelo casal Cristiane e Marcelo Rosenbaum. O público terá a experiência de consumir produtos diretamente de quem os faz. “São talentos sem lojas próprias e novos artesãos, todos com processos de produção associados à liberdade de criação. Tudo muito autoral e especial”, conta Cristiane.

Design Tour

As novidades não param por ai, em 2015, o DESIGN TOUR será ampliado. Em uma rota pré-definida, serão disponibilizadas vans para transportar o público por todos os eventos do circuito. “Essa ação aproxima os interessados, criando um ambiente propício para a disseminação das boas idéias”, afirma a Relações Públicas do evento, Júnia Nocchi. Os veículos terão sua saída também do Espaço DMAIS.

Para participar

Todos os eventos do DMAIS DESIGN são interativos e dinâmicos e, em sua maioria, com entrada gratuita.  A programação oficial será divulgada no início de agosto e poderá ser consultada no site www.dmaisdesign.com.br, no Instagram @dmais_design, nos guias oficiais distribuídos em lojas e faculdades parceiras, no suplemento especial publicado pelo Estado de Minas dia 13.09 e no app do festival, disponível para download em smartphones e tablets.Para mais informações, inscrições e apresentações, entre em contato através do e-mail: contato@dmaisdesign.com.br

Serviço:

DMAIS DESIGN

Quando: 19 a 26 de setembro o festival e 21 a 24 de setembro o Ciclo de Palestras

Local: Festival em locais variados e Ciclo de Palestras na Casa Bernardi – Rua Conde de Linhares,308.

Mais informações em www.dmaisdesign.com.br

TAGS: \ \ \ \ \ \ \ \