Exposição no Inimá

Presença de Inimá

 

Mostra composta por 26 quadros revisita a trajetória do artista mineiro

 

Conhecido como “fauve brasileiro”, o artista mineiro Inimá de Paula explorou as possibilidades das cores em suas composições, tendo o seu trabalho algumas vezes comparado ao de Matisse, criador do fauvismo no início do século passado na França. Sua produção transitou entre paisagens – sua marca registrada –, retratos, naturezas mortas e trabalhos abstratos. Entre os dias 04 e 28 de fevereiro, os visitantes do Museu Inimá de Paula poderão conferir algumas dessas obras na exposição “Presença de Inimá”.

Segundo a curadora do museu, Guiomar Lobato, os 26 quadros estão agrupados de forma a evocar o estado de espírito do artista ao produzi-los.  “Deixando a imaginação voar, é possível pensá-los como grupos de pessoas que num salão, se aproximam por suas similitudes”, afirma.

Abrindo a exposição, à esquerda, estão dispostas duas paisagens instigantes, conversando com uma pequena e suave marinha. Estão como convidados recém-chegados, procurando por conhecidos para formarem grupos. Prosseguindo pelo salão, a reunião de três paisagens de temperamentos discretos.

No fundo do salão, ao longo da parede principal, encontra-se o grupo gárrulo das frutas e flores, alegres e festivas entre si. Virando à direita, reúnem-se três paisagens buliçosas, de colorido exuberante e difuso. A seguir, paisagens mais comportadas e estáveis, que ponderam entre si assuntos de interesse geral.

E por último, saindo do salão pela esquerda, duas paisagens e um casario claros relacionam-se amigavelmente enquanto o “trem de ferro paulista” se isola, sem dividir seu assunto.

Museu Inimá de Paula proporciona visitas guiadas para estudantes

A Arte não é só para “gente grande”. Ela auxilia na formação da personalidade e repertório de crianças e adolescentes, oferecendo ferramentas para compreender a pluralidade da sociedade e expressar-se. Ciente dos benefícios desse contato, o Museu Inimá de Paula oferece visitas guiadas e oficinas gratuitas, de terça-feira a sexta-feira, para turmas de estudantes interessados em conhecer mais sobre o acervo e exposições itinerantes, através do projeto Arte Educação.

Antes do passeio, o museu disponibiliza para o professor um material didático educativo em arte para que a preparação das aulas e projetos aplicados aconteçam da melhor forma. No dia da visita, os grupos de até 50 pessoas são recebidos por um arte-educador que os orientará durante todo o percurso com duração aproximada de uma hora. Ele será o mediador responsável por conduzi-los pelo espaço expositivo, apresentando as obras, os temas devidamente propostos e as possibilidades artísticas presentes. O museu oferece também aos visitantes oficinas com profissionais especializados. Para as crianças, a história do artistaInimá de Paula é contada por duas atrizes de teatro, o que acaba gerando maior atenção dos pequenos.

Para atender as demandas das diversas escolas da região, a instituição oferece turnos diferenciados. Os horários de 09h e 10h são disponibilizados às terças, quartas e sextas. Na parte da tarde, estão disponíveis os turnos da 14h e 15h30, de terça a sexta. A única opção noturna é na quinta-feira às 19h.

A idade mínima é quatro anos. As instituições de ensino devem enviar dois acompanhantes, além de apresentar a declaração de visita devidamente preenchida.

Transporte gratuito para grupos carentes

O Projeto educativo do Museu Inimá de Paula oferece transporte às escolas e grupos carentes (municipais, estaduais e federais). As visitas com transporte são para no máximo 45 alunos por vez, respeitando os limites de segurança e capacidade do ônibus. Elas devem ser solicitadas com antecedência e dependem da disponibilidade de vagas.

O Projeto Arte Educação é mantido através da Lei Rouanet, com o patrocínio do Banco Itaú.

MUSEU INIMÁ DE PAULA

A PRESENÇA DE INIMÁ (VISITAÇÃO DO PÚBLICO EM GERAL)

QUANDO: 04 de fevereiro a 28 de fevereiro

HORÁRIO: terça – quarta – sexta – sábado 10h às 19h / quinta: 12h às 21h / domingos: 12h às 19h

ENTRADA: gratuita

ENDEREÇO: Rua da Bahia, 1.201 – Centro

INFORMAÇÕES: (31) 3213-4320

Captura de Tela 2014-02-06 às 15.48.55