EXPOSIÇÃO “PERSONALIDADES DE FERRO” CHEGA AO MONTE CARMO SHOPPING

Mostra homenageia cinco grandes personalidades betinenses

Estátuas (41 de 41) (2)

A partir de 16 de abril, o Monte Carmo Shopping apresenta a exposição “Personalidades de ferro”, do artista Jurandir Silva. A mostra é composta por cinco esculturas de metal – em tamanho natural – que retratam a preservação e conservação do patrimônio cultural de Betim. “Com as esculturas, pretendemos estabelecer uma conexão entre o presente, o passado e o futuro, e poder colaborar para o fortalecimento da identidade cultural do povo betinense”, explica Jurandir.

As personalidades homenageadas são o capitão de guarda de congado Joaquim Nicolau, o padre Osório Braga, a professora Josephina Bento Costa, o empresário Geraldo Da Silva Santos, conhecido como Lapinha, e Pedro D’Assis Xavier, o Mestre Pedro.

Para a conclusão do projeto foram realizadas pesquisas com instituições, autoridades, artistas e cidadãos comuns que, de certa forma, ajudam a construir a história da cidade. “O projeto foi realizado como possibilidade de materializar esse diálogo, podendo se desdobrar a partir dessa primeira exposição, uma ocupação que transforma o espaço expositivo numa janela ao passado”, destaca Jurandir.

Outro aspecto relevante da exposição “Personalidades de ferro” é a valorização e divulgação das artes visuais. Para o artista, exposições em locais de grande circulação viabilizam a comunicação e o intercâmbio cultural com um maior número de pessoas.

O artista

Jurandir Silva, mais conhecido como “Jura”, é artista betinense, dançarino e artista visual. Foi um dos integrantes do tradicional grupo de dança folclórica “Capela Nova”, de Betim. Na oportunidade, “Jura” elaborou peças artísticas para compor cenários e coreografias do grupo. Algumas de suas peças estão expostas na Holanda e na Bélgica. Atualmente, trabalha na indústria como serralheiro em aço e inox, onde desenvolve peças em metais exclusivas e sob medida.

Os homenageados

Joaquim Nicolau

Joaquim Theodoro da Silva – mais conhecido como Vô Joaquim Nicolau – é referência para a história do congado da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Betim. Quando solteiro, fundou o reinado em Vianópolis. Faleceu aos 111 anos.

Padre Osório Braga

Tornou-se grande liderança sócio-religiosa no cenário municipal. Era presidente do diretório político da cidade, exercia cargo de Inspetor Escolar e chegou a ser vereador. Relatos orais atribuem a ele a emancipação política de Betim em 1938.

Josephina Bento da Costa

Nos seus 94 anos de professora desenvolveu uma trajetória de importante atuação navida dos betinenses. O antigo casarão que abrigava tropeiros, inaugurado como Casa da Cultura, recebeu o nome da professora.

Geraldo da Silva Santos (Lapinha)

Tornou um grande empreendedor pelo negócio que criou e fez crescer, a Rádio Liberdade. Homenageado varias vezes nas Câmaras de Vereadores de Igarapé, Belo Horizonte, Esmeraldas e Betim.

Pedro d’Assis Xavier (Mestre Pedro)

Tornou-se boticário licenciado, por isso era procurado por gente de lugares distantes. Na política, ganhou a vereança na eleição de 1902. Ajudou a fundar a Conferência São Vicente de Paulo.

SERVIÇO

Exposição “Personalidades de ferro”

Data: 16 de abril a 16 de maio

Local: 2º piso do Monte Carmo Shopping

Entrada franca

Informações pelo telefone: (31) 3117 1511

Horário de funcionamento: Segunda a sábado, de 10h às 22h; domingo, 12h às 22h

Estacionamento gratuito

Site: www.montecarmoshopping.com.br

Facebook: fb.com/montecarmoshopping

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Benedita Comunicação – (31) 3225.1197

Mábila Soares – (31) 9213-1110