Exposição “Sobre Imagens e Cidades” de Eliane Roedel no Inimá de Paula

Vencedora de edital realizado no primeiro semestre deste ano ganha visibilidade com exposição de suas obras no Museu Inimá de Paula

Print

A partir do dia 05 de setembro, o público mineiro pode apreciar mais de perto o trabalho composto por 22 peças – sendo 5 gicleés (reprodução de uma obra de arte pelo método de impressão digital) – de Eliane Roedel, pintora selecionada por meio do primeiro edital para seleção de novos talentos, aberto pelo Museu Inimá de Paula no início de 2013.

De acordo com Eliane, projetos como este são canais democráticos para que artistas que não são comerciais apresentem seu trabalho para a sociedade. “O Museu traz para dentro de seu espaço pessoas desconhecidas do público, mas que possuem uma produção interessante, proporcionando para ambos uma nova proposta de cultura e entretenimento. Essas ações deveriam ser mais incentivadas, divulgadas e apoiadas”, afirma Eliane.

A mostra “Sobre imagens e cidades” – que apresenta traços de linguagem cinematográfica, closes e recortes, planos e fragmentos – traz ‘lugares’ e ‘não-lugares’ que ganham forma a partir da transformação da percepção da contemporaneidade. “Somos submetidos a um excesso de estímulos sensoriais e intelectuais tanto no trabalho quanto na rua ou em casa. A organização espacial da grande cidade moderna obriga os indivíduos a uma visão quase constante de seus semelhantes, sem, contudo, ser possível alguma reciprocidade ou comunicação. Isso é representado pelos espaços em aeroportos, metrôs, supermercados e os grandes blocos de cores neutras que utilizo. É a reprodução do sentimento de isolamento e desorientação proporcionado pelos grandes centros urbanos contemporâneos”, explica a artista salientando que, em contraponto, estarão expostos três quadros com ‘closes’ de abraços, como símbolos de lugares identificáveis, lugares de afeto.

A exposição mostra um olhar sobre a cidade, vista além de suas formas e materialidade, ou seja, enxergando através de suas pulsações, percebendo o lugar não apenas como cenário, mas personagem protagonista e interferindo significativamente no cotidiano e na vida das pessoas. Refletir sobre essas questões pode contribuir para a compreensão de uma série de perguntas, problemáticas e contradições existentes nos espaços de passagem e comunicação.

SERVIÇO

SOBRE IMAGENS E CIDADES, DE ELIANE ROEDEL

 

Local: Museu Inimá de Paula (Rua da Bahia, 1201 – Centro)

Data: 05 a 29 de setembro de 2013

Horário de funcionamento: Terça, quarta e sexta: das 10h às 19h / Quinta: das 12h às 21h / Sábado: das 10h às 19h / Domingo: 12h às 19h

Entrada gratuita

 

Informações para o público: (31) 3213 4320

https://www.museuinimadepaula.org.br/

http://www.youtube.com/user/fundacaoinima

https://www.facebook.com/museuinimadepaula

https://twitter.com/MuseuInima

http://inimaeducativo.blogspot.com.br/

TAGS: \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \