Festa Peruana 2015

Neste domingo, BH celebra a cultura peruana, com festa nas ruas da Savassi

11005820072015_FESTAPERUANA

Em comemoração à independência do Peru, celebrada durante todo o mês de julho no país, Belo Horizonte receberá a primeira edição da Festa Peruana, criada para promover a cultura do nosso vizinho de fronteira na América do Sul. O evento acontecerá neste domingo, 26 de julho, em quarteirão fechado da rua Tomé de Souza, entre Getúlio Vargas e Rio Grande do Norte, próximo da Praça da Savassi, das 11h às 21h, com entrada franca.

Durante o evento, o público poderá sentir o clima peruano no ar, já que a festa contará com a típica gastronomia local – como os famosos ceviches, que caíram no gosto dos mineiros –, suas músicas, danças e artesanatos. Haverá ainda demonstração de um jogo tradicional do Peru, o Sapo. Também não pode faltar a sua religiosidade, vivida através da Irmandade “Señor de Los Milagros”. Para a criançada, espaço kids, com cama elástica, pula-pula e apresentação do grupo Quintal da Guegué

“Nossa intenção é apresentar para os mineiros um pouco mais da rica cultura do nosso país, compartilhar os costumes e tradições, além poder retribuir a acolhida que tivemos em Minas Gerais, hoje abrigando mais de 500 famílias do nosso país, que tem esse estado como sua segunda casa”, explica o peruano Miguel Gastelumendi, radicado há 24 anos no Brasil, organizador do evento em parceria com o Grupo GaD.

FESTAS PÁTRIAS

As Festas Pátrias da Republica de Peru são as celebrações nacionais anuais que festejam a Independência pós domínio espanhol e exaltam a “peruanidade”. Contam oficialmente dois dias: 28 de Julho, em comemoração a declaração de independência em Lima, por parte de Dom José de San Martín (a ata foi firmada em 15 de Julho de 1821). E 29 de Julho, em honra às Forças Armadas e Polícia Nacional do Peru.

SERVIÇO:

FESTA PERUANA 2015

Domingo, 26/07 – das 11h às 21h

Quarteirão fechado na Savassi – Rua Tomé de Souza, entre Getulio Vargas e Rio Gde. do Norte

Atrações: Comidas típicas (barracas de restaurantes com cebiche, tiradito tricolor, lomo saltado, pratos vegetarianos com quinoa, dulces limenhos, entre outros), músicas e danças locais, artesanatos peruanos; demonstração de Sapo (jogo tradicional); espaço kids

Entrada franca

TAGS: \ \ \ \ \ \ \ \ \ \