GARANTA A BRINCADEIRA MESMO EM BAIXAS TEMPERATURAS

Estamos em pleno inverno e a promessa de dias quentes ainda é distante. Durante as temperaturas muito baixas, é importante agasalhar bem as crianças para evitar que elas passem frio e que isso gere complicações futuras. Mas é igualmente necessário estar atento à mobilidade dos pequenos, optando por peças quentinhas que não atrapalhem a diversão.

Monnalisa Inverno17-4

Quando estão brincando, pulando e correndo, as crianças tendem a sentir menos frio, pois estão em ação. Na verdade, a partir dos seis meses de vida, elas são menos sensíveis às baixas temperaturas, devido ao seu metabolismo mais acelerado que dos adultos e idosos. A produção de calor funciona de maneira inversamente proporcional à idade, segundo especialistas. Em contrapartida, em função da menor superfície corporal, a falta de agasalho adequado pode provocar uma hipotermia mais rápida.

Para vestir os filhos não existem regras pré-definidas, mas é preciso encontrar o equilíbrio entre aquecer e proporcionar liberdade de movimentos. O ideal é investir em roupas que não sejam apertadas, de tecidos confortáveis, como moletom, algodão, flanelados e neoprene. Fuja daqueles que “pinicam”. Forros também são bem-vindos, pois além de aquecer, evitam o atrito direto com a pele. Outra dica é ter atenção redobrada às primeiras camadas, que não podem estar muito justas, causando desconforto.