Museu Inimá de Paula e Santander inauguram exposição inédita

Com o intuito de levar a arte brasileira a um público amplo e oferecer múltiplas possibilidades de leitura para as obras da sua própria coleção, o Santander Brasil inaugura na próxima terça-feira, em 22 de outubro, a exposição Narrativas Poéticas – Coleção Santander Brasil, no Museu Inimá de Paula. Trata-se de uma mostra com percurso livre, que utiliza como referência a relação entre artes plásticas e poesia, com a narrativa baseada em fragmentos de poemas. A curadoria geral é assinada por Helena Severo.

A Coleção Santander Brasil, formada pelas obras de arte dos bancos que foram sendo integrados ao grupo, reúne um significativo capital da cultura brasileira. A partir da análise deste conjunto, identificou-se um expressivo núcleo de arte moderna brasileira, além de diferentes manifestações culturais, incluindo arte popular e de cartografia dos séculos XVII ao XIX.

“A arte é um bem cultural de toda a sociedade. Para o Santander, apresentar as obras por meio dessa exposição é uma forma de dar a elas a sua dimensão pública. Queremos proporcionar experiências artísticas que contribuam para o repertório cultural e o desenvolvimento humano”, diz Marcos Madureira, vice-presidente de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander.

Após anos de rigoroso trabalho de catalogação, conservação e restauro, pesquisa e avaliação de mercado esta é a primeira exposição itinerante com obras da Coleção Santander Brasil. Entre as 83 obras que fazem parte da exposição, destacam-se as de expoentes do Modernismo brasileiro, como Candido Portinari, Emiliano Di Cavalcanti, Alfredo Volpi e Tomie Ohtake, e também alguns trabalhos recentes, de artistas como Tuca Reinés, Fernanda Rappa e Renata de Bonis.

O poeta, filósofo e ensaísta Antonio Cicero, em parceria com Eucanaã Ferraz, é responsável pela seleção de fragmentos de poemas de grandes poetas brasileiros, como Murilo Mandes, João Cabral de Melo Neto, Carlos Drummond de Andrade e Vinicius de Moraes, para comporem a narrativa da mostra.

A mostra Narrativas Poéticas –Coleção Santander Brasil já recebeu mais de 79.000 visitantes em 2013. Exposição abriu itinerância no Santander Cultural Porto Alegre em maio deste ano, depois seguiu para o Museu Nacional da República, em Brasília no mês de agosto. O êxito do projeto fez com que o banco mantivesse a mostra em cartaz em 2014, com presença em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.

 

Local: Museu Inimá de Paula – Belo Horizonte, MG

Endereço:Rua da Bahia, 1201 – Centro

Data: 23 de outubro de 2013 a 26 de janeiro de 2014