Exposição “O DEVIR”: Universos Paralelos Sobrepostos

Mostra do carioca Eduardo Masini chega ao Museu Inimá de Paula no dia 16/08, com fotos, vídeo e instalações

Convite para coquetel - O Devir - 15 de agosto de 2013

Tudo começou quando Eduardo Masini foi levado pelo artista plástico Carlos Vergara para registrar em fotos e vídeos a implosão e o interior do Presídio da Frei Caneca, no Rio. A partir daí, a expressão O Devir, que consolida o termo como um conceito filosófico caracterizando o movimento pelo qual as coisas se transformam, passou a ganhar espaço nas obras de Eduardo.

Dessa forma, o carioca apresenta, no Museu Inimá de Paula, em BH, o resultado do trabalho de colagem fotográfica – composto por 60 imagens do Frei Caneca e 11 de anônimos – que mesclam-se em sobreposições de pessoas  por cima de recortes das celas e demais instalações do lugar, antes de sua implosão total. Segundo Vanda Klabin, curadora da mostra, “O Devir traz diversas peças produzidas por Masini, que ativam o espaço expositivo com um silêncio vibrante por meio do registro de um contexto sociopolítico brasileiro”.

A ideia era contrapor essa realidade esquecida – que apesar das paredes quebradas, ainda guardava parte da história dos detentos, contadas a partir de objetos pessoais, como fotos, recortes de jornal e pesos de academia feitos com garrafas pet e cabo de vassouras – à vida paralela do lado de fora daqueles muros, representada por pessoas que, por motivos diversos, poderiam ter passado por lá. ”O artista vai dar um novo ritmo a esse universo anônimo de isolamento, provocando interpretações e ampliando o significado dos aspectos de uma intimidade sofrida, de um mundo esgarçado, submerso e repleto de inquietações, capturando nesse território privado, interditado, a crueza desses vestígios. Aqui estão os fragmentos de seres humanos, fios entrelaçados de uma memória acumulada de vivências”, completa Klabin.

Do presídio, saíram composições que trazem à tona a realidade de pessoas que viveram em reclusão. “Ao entrar naquele universo desconhecido, fui envolvido por uma sensação estranha. Estava vazio e destruído, e me aflorou um sentimento de abandono, que, imagino eu, devia ser o que as pessoas sentiam, enquanto pagavam suas dívidas com a sociedade. Tudo soava muito real e assustador, um pouco diferente da vida do lado de fora”, afirma Eduardo.

A exposição – que vai até o dia 08 de setembro – conta ainda com uma instalação e a exibição de um videoarte, também assinados por Masini, além de uma instalação datada de 1969, de Carlos Vergara. A obra “Empilhamentos” consiste em peças moldadas a partir de materiais como o papelão, que apresentam corpos humanos massificados, sem rostos definidos, anulando suas identidades. Essa instalação foi produzida durante os anos de Regime Militar brasileiro e representa “a visão crítica que observava com ceticismo as consequências da mercantilização da vida cotidiana numa cultura industrializada”, segundo o escritor Paulo Sérgio Duarte.

A obra “Bruno”, que faz parte da exposição, foi escolhida, recentemente, pelo curador Paulo Herkenhoff para ser adquirida pelo Museu de Arte do Rio (MAR) e entrará para o acervo da instituição em breve. A mostra tem curadoria de Vanda Klabin e produção executiva de Roberto Padilla.

 

SERVIÇO

EXPOSIÇÃO “O DEVIR”, DE EDUARDO MASINI

 

Local: Museu Inimá de Paula (Rua da Bahia, 1201 – Centro)

Data: 16 de agosto a 08 de setembro de 2013

Horário de funcionamento: Terça, quarta e sexta: das 10h às 19h / Quinta: das 12h às 21h / Sábado: das 10h às 19h / Domingo: 12h às 19h

Entrada gratuita

 

Informações para o público: (31) 3213 4320

https://www.museuinimadepaula.org.br/

http://www.youtube.com/user/fundacaoinima

https://www.facebook.com/museuinimadepaula

https://twitter.com/MuseuInima

http://inimaeducativo.blogspot.com.br/

 

Outras informações para imprensa:

benedita comunicação – (31) 3225-1197

rua aristóteles caldeira, 948 B – barroca – 30431-054 – belo horizonte – mg

 

Raquel Domingues | imprensa03@beneditacomunicacao.com | (31) 9656-4686
Thiago Romano | thiago@beneditacomunicacao.com | (31) 9282-6879

TAGS: \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \