PORTINARI NA COLEÇÃO CASTRO MAYA NO MIP

Captura de Tela 2014-02-26 às 18.54.02

 

PORTINARI NA COLEÇÃO CASTRO MAYA

 

Exposição retrata a relação de amizade entre colecionador e artista, no Museu Inimá de Paula.

 

O Museu Inimá de Paula recebe a exposição Portinari na Coleção Castro Maya, de 18 de março a 04 de maio de 2014. A relação de 20 anos de amizade entre colecionador e artista é o tema da mostra que reúne 59 das 168 obras originais do pintor Portinari pertencentes à coleção do mecenas das artes Raymundo de Castro Maya, o maior acervo público do artista.

Organizada em núcleos, a exposição convida o visitante a conhecer as obras de acordo com as diferentes facetas de atuação de Castro Maya. O núcleo “colecionador” traz as obras de Portinari adquiridas por ele em leilões, galerias de arte e no próprio ateliê do artista. Em “mecenas” são apresentados trabalhos relacionados a encomendas e a projetos especiais partilhados por Castro Maya e Portinari. No módulo “amigo”, faz-se menção ao relacionamento pessoal dos dois a partir de obras ofertadas por Portinari. Todos os núcleos se complementam com documentos, fotografias e material bibliográfico pertinente.

 

Dedicatórias como “Para o Raymundo amigo com o abraço de Portinari” pontuam obras pertencentes a este acervo e revelam a afinidade que resultou numa grande coleção, em muitos projetos comuns envolvendo o mecenato direto ou indireto de Castro Maya e, também, em uma forte amizade.

 

Além de apresentar a rica produção de Portinari, a exposição traz à tona a importância dos colecionadores particulares, que desempenham um papel significativo no processo de desenvolvimento do cenário artístico nacional no século XX. Alargando o mercado através de suas aquisições, disseminando o gosto por novos estilos artísticos, patrocinando artistas através de encomendas, eventos, publicações e, muitas vezes, transformando sua coleção privada em patrimônio acessível ao público, eles contribuem para a sedimentação da arte moderna no Brasil.

 

A curadoria da exposição é de Anna Paola P. Baptista, Doutora em História Social pela UFRJ e Mestre em História da Arte pela UCE-Birmingham. Desde 1998 é Curadora e Coordenadora de Comunicação Social dos Museus Castro Maya – Museu da Chácara do Céu no Rio de Janeiro.

 

Sobre a coleção Castro Maya:

A exposição “Portinari na Coleção Castro Maya” já percorreu desde 2008 as cidades de Brasília, Salvador, Rio de Janeiro, Curitiba, São Paulo, Porto Alegre, Vitória e Belém.

 

A apresentação em Belo Horizonte / Minas Gerais, faz parte de uma nova itinerância, patrocinada pela Petrobras, selecionada pelo Edital de Circulação de Exposições.

 

SERVIÇO:

PORTINARI NA COLEÇÃO CASTRO MAYA

Visitação: 18 de março a 04 de maio de 2014

Cerimônia de Abertura: 18 de março de 2014, às 19h.

Horário: terça – quarta – sexta – sábado, das 10h às 19h. Quinta, das 12h às 21h. Domingos: das 12h às 19h.

Entrada permitida até 30 minutos antes do encerramento do Museu.

Local: Museu Inimá de Paula

Endereço: Rua da Bahia, 1.201 – Centro (Belo Horizonte)

Informações: (31) 3213-4320 ou 3222-9798

Curadoria: Anna Paola P. Baptista

Acesso para pessoas com necessidades especiais

Entrada Franca

Recomendação etária: livre

Patrocínio: PETROBRAS – Edital de Circulação de Exposições

Produção: Artepadilla