Primeira exposição de Mônica Mendes traz retratos inéditos

Mostra estará em cartaz no Museu Inimá de Paula, a partir do dia 4 de agosto

Monica Mendes

“Sempre gostei de gente. O potencial do ser humano me encanta e me impressiona. Emoções, tristezas, alegrias, superações. Esses sentimentos inerentes aos seres humanos me levaram a querer pintá-los. Minha avó, minha mãe e minha tia pintavam. E eu ali, criança, observava as imagens surgindo no movimento da espátula, como mágica! Não tinha como não querer fazer igual”. É assim que a retratista Monica Mendes define seu primeiro trabalho, “Expressões da minha gente”, que estará em cartaz entre os dias 4 de agosto a 6 de setembro, no Museu Inimá de Paula.

São 87 quadros que revelam expressões particulares de pessoas que fizeram parte da vida da artista. Segundo a curadora Guiomar Lobato, o ofício de Mônica é diferenciado pela sua técnica, os ângulos usados e a expressão corporal que convidam o interlocutor a dialogar com as obras, mesmo não conhecendo os personagens. “A gente parte de conversas de amigas que se abraçam. É a mágica do pincel, dos claros-escuros, do talento sensível de Mônica, que mostra nesta exposição um profundo conhecimento da alma humana e a convicção da capacidade de interação dos homens ainda que desconhecidos. É impossível não se sentir íntimo de alguém retratado nas telas”, diz Guiomar.

Nascida em Belo Horizonte, Mônica reside há 25 anos na Flórida, com passagens por São Francisco e Trujilo. Na bagagem, traz formações distintas como Relações Públicas, Educação Física, e mestrado em artes.

O Museu Inimá de Paula fica aberto às terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 18h30, quinta das 12h às 20h30, e aos domingos das 12h às 18h30. A entrada é gratuita.

SERVIÇO

EXPRESSÕES DA MINHA GENTE, DE MÔNICA MENDES

Data: 4 de agosto a 6 setembro.

Local: Museu Inimá de Paula (Rua da Bahia, 1201 – Centro).
Horários: terça, quarta, sexta e sábado: 10h às 18h30;
Quinta: 12h às 20h30;
Domingo: 12h às 18h30;
Informações: (31) 3213-4320

ENTRADA GRATUITA.