“TRAJETÓRIAS – VALDELICE NEVES E MARINELLA UXA”

De 22 de abril a 31 de maio, a exposição apresenta esculturas, pinturas, inspirados na Natureza, no Museu Inimá de Paula

Marinella 8660

As artistas Valdelice Neves e Marinella Uxa apresentam, de 22 de abril a 31 de maio, a exposição “Trajetórias”, no Museu Inimá de Paula. Com a natureza como mote, a mostra aborda a id​e​ia quântica do universo, onde os elementos primordiais, como água, ar, fogo e terra, estão presentes e muito ligados ​à​ humanidade.

O trabalho multidisciplinar de Valdelice, expresso em esculturas, pinturas, vídeo, fotomontagem e literatura, não só instiga o interlocutor, como o transporta para o ambiente amazônico. São ​obras de ninhos, casas de marimbondos flecheiros, sons da floresta amazônica, tramas urdidas na mata e muitos objetos de cores exuberantes. A pesquisa sobre o pássaro João-Congo, realizada em mais de 30 anos, apresenta, ainda, depoimentos em vídeo das populações ribeirinhas da ​região​ Amazônica, relatando os problemas ​causados pelo desmatamento​, além de apelos comoventes para a preservação da natureza.

Já o trabalho de Marinella é apresentado em suas várias fases de produção. Os quadros tridimensionais da série​”​Mutações Interativas – Aliens​”​, tem um impacto visual extremo, representando nossos demônios interiores. Na série ​”​Efervescência​”, as esferas são as próprias células da vida, com desenhos que ​mesclam padrões renascentistas e indígenas. Seu elaborado sistema de arte gráfica retrata, em desenhos geométricos, os elementos da natureza e a representação de seres sobrenaturais ou elementos simbólicos.

“As obras propõem uma visão mais totalizante do universo, um equilíbrio vital à sobrevivência da Terra”, explica a curadora da exposição Sandra Mimoto Torres. Segundo ela, as tramas dos ninhos, os poliedros, as esculturas e os quadros inspirados no pássaro João-Congo, de Valdelice conversam de forma harmoniosa com as obras recentes de Marinella, inspiradas nos grafismos dos índios da nação Asurini do Alto Xingu.

Valdelice Neves

Bacharel em Artes Plásticas pela UEMG/Escola Guignard de Belo Horizonte e pós-graduada pela PUC/MG, especializou-se em gravura em metal, escultura contemporânea, estudo da filosofia, historia e crítica da arte. Foi selecionada e premiada em vários salões de arte contemporânea e Bienal, em exposições no Brasil e no exterior.

Marinella Uxa

Nascida na Itália, reside em Belo Horizonte desde 1951. Formada em Arquitetura, pela UFMG, freqüentou também o curso de educação artística da Escola Guignard. Iniciou, em 1994, um trabalho escultórico em papel, desenvolvendo uma técnica própria, misturando colagens, mosaicos em papel e pintura.

SERVIÇO:

TRAJETÓRIAS – VALDELICE NEVES E MARINELLA UXA

Data: 22 de abril a 31 de maio.

Local: Museu Inimá de Paula (Rua da Bahia, 1201 – Centro).

Horários: terça, quarta, sexta e sábado: 10h às 18h30;

Quinta: 12h às 20h30;

Domingo: 12h às

Informações: (31)

ENTRADA GRATUITA.