UAIMIÍ BREW PUB

A partir de 09 de setembro, Belo Horizonte ganha um novo espaço para apreciação de cervejas e chopes especiais. O Uaimií Brew Pub chega ao mercado com uma proposta inovadora, trazer ao público da capital mineira um conceito de pub no estilo inglês-americano, com toque brasileiro. O lugar discreto e com atendimento de portas fechadas situado no Sion, além de oferecer os prazeres da gastronomia, carrega consigo uma dose de história e tradição.

Fundada em 2011, a Cervejaria Uaimií teve sua produção iniciada em maio deste ano. A princípio, os produtos serão vendidos exclusivamente no pub de mesmo nome, para posteriormente serem comercializados em outros estabelecimentos do Brasil. A inauguração é a partir das 19h somente para convidados.

140828_UaimiiÌ___PUB_0255Era uma vez…

Uaimií era a antiga denominação indígena para o Alto do Rio das Velhas, sendo hoje a alcunha de uma floresta estadual localizada em região próxima à Itabirito, zona onde a fábrica da cerveja Uaimií está fixada, uma fazenda centenária, situada dentro do roteiro turístico da Estrada Real, entre as cidades de Itabirito e Ouro Preto, que cultiva flores e folhagens.

O conceito da fábrica segue o modelo de Cervejarias de Fazenda (Ferme Brasserie ou Farmhouse Brewery) existentes na Europa e Estados Unidos, tem em sua arquitetura uma releitura da Casa de Ópera de Ouro Preto (teatro mais antigo ainda em funcionamento das Américas) e possui uma cave subterrânea para maturação das cervejas de guarda.

De filho para pai

O pai gostava de vinho, o filho amava cerveja. Em 2010 o filho Normando Campos Siqueira, administrador de empresas, convidou seu pai, o médico neurocirurgião José Maurício Siqueira, para fazer um curso de produção de cervejas artesanais.

A partir de então, se encantaram com esse universo passando a fabricar suas próprias cervejas na fazenda (home brewers). Os dois se dedicaram a cursos de degustação, harmonização e produção. Viajaram por vários países onde a cerveja é bebida típica e Normando se formou beer sommelier pela Academia Sommelier de Cerveja.

O Pub

O Uaimii Brew Pub tem capacidade para 100 pessoas e irá funcionar de terça-feira a sábado, de 17h às 00h. O projeto arquitetônico desenvolvido pela Oca Criativa teve intervenção acústica da mesma empresa responsável pela reforma acústica do Palácio das Artes. As cores da fachada da fábrica estão presentes em todo o espaço, que recebeu também um enorme painel em homenagem à região onde ela se encontra, representando as montanhas, a mineração, o esporte de aventura e historicidade local.

O estabelecimento também irá apresentar uma carta de drinks inéditos feitos com cerveja. O cardápio de petiscos assinado pela Chef Rosilene Campolina buscou a harmonização dos diferentes tipos de cervejas e chopes com uma culinária apetitosa e saudável. Vai oferecer carnes, frios, embutidos, massas, opções vegetarianas saborosas e nada de fritura. A casa investiu em um forno combinado especial da marca Bonnet onde é possível criar pratos fritos sem óleo e de altíssima qualidade.

Cada rótulo, uma história.

As receitas das cervejas e chopes foram cuidadosamente desenvolvidas em parceria com o mestre cervejeiro Evandro Zanini. São cinco tipos: Dortmuder, American Pale Ale, Dry Stout, Hefe-Weizen e Bière de Garde. Os nomes dos rótulos homenageiam personagens históricos dos séculos XVIII e XIX que à sua maneira influenciaram a região e a fazenda onde se encontra a fábrica: Ana de Sá, Barão de Eschwege, Capitain Burton, Chico Rei e Saint Hilaire.

Barão de Eschewege – Chope e Cerveja

Cerveja estilo Lager, tipo Dortmunder Export, de baixa fermentação, filtrada.

Característica: Cerveja de coloração dourada clara, sabor de malte e amargor delicado de lúpulos nobres. Colarinho persistente com espuma branca e cremosa. Equilíbrio e suavidade são os pontos marcantes dessa cerveja.

Teor alcoólico: 5,5 %

Captain Burton – Chope e Cerveja

Cerveja estilo Ale, tipo American Pale Ale, de alta fermentação, filtrada.

Características: Cerveja de coloração âmbar, forte presença de maltes especiais, amargor moderado a forte e aroma acentuado cítrico do lúpulo Cascade. Colarinho com espuma branca, cremosa e persistente. Equilíbrio presente entre a diversidade de maltes e lúpulos.

Teor alcoólico: 5,2 %

Chico Rei – Chope e Cerveja

Cerveja estilo Ale, tipo Dry Stout, de alta fermentação, não filtrada.

Característica: Cerveja de coloração negra, sabor de malte torrado, café, caramelo, amargor de lúpulo de médio a alto, final seco proveniente do malte torrado. Colarinho com espuma marron clara, cremosa e persistente. Uma Ale muito escura, torrada, amarga e cremosa.

Teor alcoólico: 4,2 %

Ana de Sá – Chope e Cerveja

Cerveja estilo Ale, tipo Hefe-Weizen, de alta fermentação, não filtrada.

Característica: Cerveja de coloração amarelo-laranja, turva, baixo amargor e com sabores de cravo, banana e especiarias. Colarinho com espuma branca, cremosa e persistente. Uma Ale clara a base de trigo, condimentada, frutada e refrescante.

Teor alcoólico: 4,6 %

Saint Hilaire – Chope e Cerveja

Cerveja estilo Ale de fazendas do norte da França, tipo Bière de Garde, de alta fermentação, com maturação de seis semanas, filtrada.

Características: Cerveja de coloração dourada, amargor equilibrado, sabor intenso de malte e especiarias aromáticas. Colarinho com grande espuma branca, cremosa e persistente.

Teor alcoólico: 7,5 %

Serviço:
Uaimií Brew Pub
Inauguração: dia 09 de setembro – terça-feira, 19 horas
Endereço: Rua Grão Mogol, 1176 – Sion, Belo Horizonte
Telefone: (31) 3285-2588.

Cervejaria Uaimií Ltda
Estrada de Capanema km 9 – Córrego do Lobo, Itabirito
Tel: (31) 9192 9920 e (31) 9192 2837