Uma semana dedicada à cerveja

CCCP celebra a India Pale Ale

 

Foto Rodrigo Lemos Press 2

O teor alcoólico maior, o tom acobreado e o sabor diferenciado fizeram com que a India Pale Ale (IPA) ganhasse o gosto dos cervejeiros. O estilo é celebrado do dia 8 a 12 de setembro no CCCP. Na programação, palestra e degustação gratuitas com o sommelier Rodrigo Lemos, shows e carta de cervejas ampliada.

Os aficionados pela bebida poderão provar 13 tipos diferentes produzidos no sul e sudeste brasileiro. “Fizemos uma seleção criteriosa para trazer ao CCCP o melhor da produção nacional do estilo India Pale Ale”, explica Frederico Garzon, sócio do estabelecimento.

Cervejólogo, beer sommelier, homebrewer,promotor de cursos e presidente da Confraria da Cerveja de Belo Horizonte, Rodrigo Lemos ministra uma palestra gratuita de introdução às IPAS com degustação dirigida. “Por não ser um estilo originário do Brasil e ir à contramão da febre das cervejas leves, a India Pale Ale é conhecida geralmente por indicação de amigos. Será uma oportunidade de trocar experiências”, explica Rodrigo.

Conheça a India Pale Ale

A India Pale Ale nasceu da necessidade de transportar cervejas da Inglaterra para a Índia no final do século XVIII. As tradicionais não suportavam a viagem e sempre chegavam ao destino “chocas”. A produção local não era viável devido das condições precárias da colônia.

Em 1790, o cervejeiro londrino George Hodgson, da Bow Brewery, teve a ideia de aumentar o teor alcoólico da bebida, diminuindo a probabilidade de contaminação, adicionar doses extras de lúpulo, que age como conservante natural e confere aroma e amargor, adicionar açúcar aos barris para que a fermentação durasse ao longo da viagem e por fim uma nova adição do lúpulo “a frio” durante a maturação, conhecida como dry-hopping.

A bebida ficou restrita à Índia 1827, quando um navio carregado delas naufragou no mar da Irlanda. Alguns barris foram leiloados em Liverpool e logo a cerveja caiu no gosto dos britânicos.

SERVIÇO

IPA Week

QUANDO: 08 a 12 de setembro

ENDEREÇO: Rua Levindo Lopes, 358 – Savassi

INFORMAÇÕES: (31) 3582-5628

TAGS: \ \ \ \ \ \ \ \ \ \