BELO HORIZONTE MINI MAKER FAIRE FOI DESTAQUE NA SEGUNDA EDIÇÃO DA FINIT

A abertura da Belo Horizonte Mini Maker Faire movimentou a Arena Criativa no terceiro dia da Feira Internacional de Negócios Inovação e Tecnologia realizada no Expominas. A versão pocket da maior feira maker do mundo proporcionou aos visitantes palestras e painéis voltados para a cultura da “mão na massa”, de forma a aprender novas metodologias e técnicas do universo do empreendedorismo tecnológico. Dentre as principais atividades dos estandes, o público da FINIT pôde conferir projetos que reduzem impactos ambientais, melhoram as condições de trabalhos de grande esforço físico e ainda envolvem tecnologia assistiva para deficientes.

Destaque para o estande Equifuturo, startup de agronegócio que apresentou um sistema com o objetivo de reduzir a quantidade de agrotóxico aplicado em plantas, melhorando o custo para o produtor rural e evitando agressões ao meio ambiente. Testes realizados na cultura da laranja mostraram economia de 80% em plantas de porte baixo e 55 % em plantas de porte médio.

 

Já no Fab Lab da Newton Paiva, o público entrou em contato com a exposição da tecnologia de máquinas de fabricação, como impressora 3D, que produz objetos como prototipos, maquetes e peças para equipamentos, um scanner termossensível e um martelo de Thor. O engenheiro Bricio Mares, expositor do estande, descreveu a experiência de participar da feira como uma ótima oportunidade de ficar por dentro das inovações do mercado, aprender coisas novas, além de poder estender seu networking.

 

O projeto Bonecaria, que apostou no artesanato e fez a exposição de brinquedos como marionetes e fantoches, além de peças feitas em madeira e MDF; o Futbox, o maior acervo ilustrado do mundo sobre futebol; e Inova Senai com propostas de melhorias sociais ligadas à tecnologia foram também outros destaques da Belo Horizonte Mini Maker Faire que aconteceu durante o dia 2 de novembro na FINIT.