CRISTÓVÃO LARUÇA OFERECE OFICINA GRATUITA NO FESTIVAL CULTURA E GATRONOMIA TIRADENTES

O chef Cristóvão Laruça, proprietário do restaurantes Caravela e Tasca Lusitana, irá ministrar uma oficina no 21º Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, no domingo, dia 2 de setembro, às 11h. Na aula, intitulada “Gastronomia portuguesa encontra gastronomia mineira em Tiradentes”, o português ensinará a receita de um filezinho de porco em baixa temperatura, com migas de baroa em texturas de goiaba (molho de goiaba, pururuca de goiaba, picles de goiaba e ar de goiaba). A atividade vai acontecer no Espaço Interativo, que fica na Praça das Forras, e terá 16 vagas. A aula será gratuita, mediante a distribuição de senhas uma hora antes.

O prato foi escolhido para dialogar com o tema do festival, que celebra os 300 anos da cidade. Isso porque além de unir as duas tradicionais culinárias, a criação do chef português traz um toque especial: a batata baroa. Ele experimentou o ingrediente pela primeira vez em Bichinho, e que identificou nele o sabor mais incrível que experimentou em sua vida adulta e desde que chegou ao Brasil, há 14 anos.

 

Cristóvão explica como foi o processo de criação dos pratos que unem as duas tradicionais cozinhas e a escolha dos elementos para a combinação de sabores. “A goiaba porque é um fruto que tem no Brasil inteiro, e quando penso na fruta, me lembro de Minas Gerais, da goiabada cascão e de toda a tradição de doces do estado. A goiaba está para o mineiro assim como a marmelada está para o português”, destaca Laruça. “Também estou trazendo o lombinho de porco, uma carne que fazemos muito em Portugal, e acho que é um pouco subjulgada aqui no Brasil. Um corte de filezinho para nós é uma iguaria, tanto que lá é um dos cortes mais caros da carne e aqui está entre os mais baratos”, informa o chef. A proteína traz como acompanhamento as migas, que é uma massa feita de pão e que pode levar batata (no caso, a baroa), típico da região do Alentejo, localizada no centro-sul de Portugal.

 

21º Festival Cultura e Gatronomia Tiradentes

Oficina do chef Cristóvão Laruça –

Domingo, dia 2 de setembro, às 11h

Espaço Interativo – Praça das Forras

16 vagas

Atividade gratuita, com distribuição de senhas uma hora antes.