EVENTO DA FINIT DISCUTE O FUTURO DAS CIDADES

Destaque da programação da FINIT deste ano, o evento “Cidades inteligentes, criativas, sustentáveis e humanas” vai receber profissionais que são referência no cenário nacional em debates acerca do futuro das cidades, da mobilidade urbana, do desenvolvimento sustentável, das energias renováveis  e da acessibilidade digital. O encontro será dia 03 de novembro, a partir das16h, no Palco Meu Primeiro Negócio da Arena de Negócios, no Expominas.

O evento tem como objetivo promover o debate sobre aspectos fundamentais do desenvolvimento urbano, buscando um despertar de cidadãos, instituições e gestores públicos para o futuro das cidades. Serão apresentadas e discutidas possibilidades, oportunidades, provocações e cases de sucesso, para estimular uma mudança positiva no modo de pensar e fazer das pessoas, considerando as  transformações causadas pela tecnologia nos municípios. A expectativa é reunir cerca de 400 pessoas, dentre gestores públicos, universitários, entusiastas da temática, pesquisadores e startups.

O encontro será dividido em dois painéis. No primeiro, batizado de “Cidades Inteligentes ou Cidades Sábias?”, os palestrantes vão discutir sobre o ponto de partida para o desenvolvimento sustentável e acessibilidade digital para as cidades. Já no segundo, o “Cidades Sustentáveis e Criativas”, a pauta será a formação do cidadão inteligente para o futuro das cidades.

Presença confirmada, o Diretor de Tecnologia de Olinda – PE e vice-presidente da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas,Cláudio Nascimento, sintetiza: “Consideramos cidades inteligentes e humanas aquelas nas quais o poder público desenvolve seu papel de articulador das interações necessárias entre academia e cidadãos protagonistas nesse ecossistema sociocultural e tecnológico. Esperamos, no evento promovido pela FINIT, uma discussão ampla, completa e construtiva entre os atores envolvidos nesse processo. Eventos como esse são o grande motor que precisamos para estimular esses atores e podermos gerar cidades mais inteligentes e humanas.”. Cláudio é também conselheiro do Porto Digital em Recife (PE) e representante brasileiro da OASC – Open & Agile Smart Cities. Ele vai estar presente no evento com o tema “Cidades Inteligentes: qual a cidade que queremos?”.

Garantindo um debate rico e plural, a programação do “Cidades Inteligentes” conta com oito profissionais de diferentes formações. Além de Cláudio Nascimento, estará presente o idealizador e presidente da Rede Cidade Digital em Curitiba – PR, José Marinho, que participará apresentando seu programa, que incentiva o uso estratégico da tecnologia pelo Brasil. Outro nome que promete boas contribuições, o coordenador da área de Future Insights da Fiat Chrysler Automobiles, Mateus Silveira, subirá ao palco do evento para discutir sobre o futuro da mobilidade urbana.

Filipe Ivo, Gerente Geral de Novos Negócios da SUNEW, instituição que está revolucionando a indústria solar no Brasil e no mundo, vai apresentar a nova geração de painéis solares desenvolvidos pela sua empresa, conhecidos como orgânicos (Organic Photovoltaics – OPV). A sócia da Garimpo de Soluções – empresa brasileira líder no cenário global no desenvolvimento de projetos pioneiros em economia, cidades e negócios, nos setores culturais e criativos – Ana Carla Fonseca, vai discutir o futuro do trabalho intrínseco ao das cidades. E a professora universitária e palestrante Maria Flavia Bastos vai refletir sobre o aspecto humanizado dos centros urbanos do amanhã.

 

Cezar Taurion, Head & Partner de Transformação Digital e Econômica na KICK Ventures, e Leandro Garcia, presidente da Prodabel, completam o time de palestrantes confirmados. Os interessados em participar do evento devem se inscrever gratuitamente, pelo linkhttp://finitmg.com.br/inscreva-se/inscricao-arena-de-negocios/.

 

Sobre a FINIT         

 

Depois do grande sucesso de sua primeira edição em 2016, a FINIT (Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia) retorna este ano ao Expominas, em Belo Horizonte, ainda maior e com mais conteúdo. A Feira vai reunir, em um só lugar, grandes e consolidados eventos e palestrantes nacionais e internacionais, além de um público bem diverso, composto por startups, empresas, estudantes, pesquisadores, empreendedores, profissionais da área de tecnologia e demais interessados. A FINIT abrigará, na edição de 2017, a segunda Campus Party Minas Gerais; aArena de Negócios, que promete conectar grandes empresas e startups; a Arena Experience, que vai promover uma série de atividades de divulgação científica por parte de centenas de instituições nacionais; e a Arena Criativa, um ambiente dedicado à criatividade e a inovação. A FINIT é uma iniciativa pioneira realizada pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes).