MODA MINEIRA ATERRIZA EM SÃO PAULO

Esta semana, além do São Paulo Fashion Week, várias outras opções do circuito fashion acontecem na capital paulista, atraindo compradores de todo o mundo. É o caso do Salão Casamoda, que começa nesta terça-feira (24) e segue até o dia 27 de abril. Há 15 anos, o evento movimenta o setor no país, com dezenas de marcas participantes e mais de mil lojistas nacionais e internacionais que circulam pelos corredores. Nesta edição, o estado de Minas Gerais segue muito bem representado pelas grifes do segmento luxo, Arte Sacra e Ellizabeth Marques, a especialista em resort wear Nammos, e Skazi, que abalou as estruturas do Minas Trend com o desfile da atriz Juliana Paes ao som da cantora Ludmilla.

A Arte Sacra apresenta Vitória, coleção inspirada na Vitória Régia. Típica da região amazônica, a flor se destaca pelo magnetismo e beleza na paisagem tropical. A grande novidade para o Verão 2019 é a collab das diretoras-criativas, Carolina e Marcela Malloy, com profissionais de renome nacional. Para o projeto, foram convidados o stylist Yan Acioli; Cláudia Santiago, nome por trás da marca Clô, em Belo Horizonte; Ivana Menezes, proprietária da loja que leva o seu nome em Goiânia; e o empresário Heracliton Diniz, da Empório HD, em Recife. Parte da venda das peças da collab será destinada ao Instituto Social Casa de Mãe, ONG que apoia mulheres por meio da capacitação, empreendedorismo, saúde e educação infantil.  

 

Ainda na moda festa, a mineira Ellizabeth Marques leva para São Paulo a Marché, coleção que busca referências na diversidade cultural dos grandes mercados mundiais. O destaque da temporada fica por conta da Deezer, nova linha da grife, composta por vestidos que trazem o frescor no seu DNA e foram pensados para ocasiões especiais que não exigem um dress code black tie.  Os modelos são lisos, e a moulage aplicada reforça o handmade da marca, presente também nas rendas e drapeados.

 

A grife de resort wear Nammos também desembarca nas terras paulistanas para apresentar cerca de 80 modelos de verão, incluindo os looks da NBasic, nova linha da marca, mais básica e com peças em algodão e bordados descomplicados, no lugar das tradicionais pedrarias. A Nammos está apenas há dois anos no mercado, mas já se consagrou como a queridinha das celebridades.

 

Já a Skazi chega ao Casamoda com uma coleção inspirada na história da tenista e campeã mundial Billie Jean King, que, nos anos de 1970, foi responsável por uma verdadeira revolução nos valores que diferenciavam homens e mulheres. As peças flertam com o estilo sporty e propõem uma linguagem despojada às composições, que mesclam o ar cool e jovem a modelos mais elaborados.   

 

Outro evento que chama a atenção esta semana é o Contemporâneo, showroom que vai até o dia 4 de maio, num casarão da década de 1940, no bairro Jardim América. A grife mineira Anne est Folle é presença confirmada. A marca desembarca direto do Minas Trend com uma coleção em plena efervescência de texturas, cores, formas e um mix surpreendente de prints digitais e pinturas manuais.