SETEMBRO VERDE CHAMA ATENÇÃO PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Setembro abriga várias datas de extrema importância para o meio ambiente, como: Dia do Biólogo (03), Dia Nacional do Cerrado (11), Dia da Amazônia (5), Dia Internacional de Preservação da Camada de Ozônio (16), Dia Mundial pela Limpeza da Água (19), Dia da Árvore (21), Dia de Defesa da Fauna (22), Dia Mundial sem Carro (22), entre outros. Diante desse cenário, a SaveCerrado – organização não governamental que visa um conjunto de iniciativas sustentáveis em prol do bioma cerrado – encabeça a campanha “Setembro Verde”, para chamar atenção de autoridades e sociedade civil para o assunto.

O conceito do “Setembro Verde” se fundamenta na promoção do conhecimento, de forma que resulte em melhorias no cotidiano das pessoas em suas rotinas sustentáveis. “Nesse mês comemora-se datas muito emblemáticas, como a de dois biomas importantes para o país, o dia da árvore e a preservação da camada de ozônio, que tem sido um dos assuntos mais discutidos nos últimos anos, ainda mais com as metas acordadas entre 195 países signatários do Acordo de Paris”, explica o presidente da SaveCerrado, Paulo Bellonia.

 

Devido aos muitos problemas ambientais que enfrenta o mundo contemporâneo: poluição do ar, da água, desmatamento, efeito estufa, entre vários outros, a organização convida a população a entrar no clima e se apropriar dessa campanha, promovendo pequenas ações no dia a dia, mas que já são grandes contribuições para a causa.

 

“São atitudes simples, como utilizar sacolas retornáveis ao ir às compras; a escolha de lâmpadas que consomem menos energia em casa; armazenar o óleo de cozinha já utilizado em uma garrafa pet e doar para organizações que produzem sabão a partir desse material; não usar a mangueira como vassoura na hora de limpar a casa ou calçada; e usar transportes compartilhados ou sustentáveis, como a bicicleta”, convoca Bellonia.

 

A SaveCerrado convida a todos a postarem nas redes sociais uma atitude realizada em prol do meio ambiente com as hashtags #SetembroVerde, #SaveCerrado e #Sustentabilidade, para chamar atenção do maior número de pessoas. Quem acompanhar o instagram da entidade (@savecerrado) vai contar com dicas para mudar pequenos hábitos e ainda ajudar o planeta. Ao longo desse mês, a SaveCerrado vai propor diversas atividades para estimular a conscientização ambiental, junto a vários parceiros.

 

Recentemente, a SaveCerrado firmou uma parceria com o América mineiro, que se tornou o primeiro time de futebol carbono neutro do Brasil. A entidade busca adequar as atividades de jogos e treinamentos do Clube às medidas sustentáveis, como o Aterro Zero no CT Lanna Drumond. Além disso, o América dá visibilidade à preservação do Cerrado, segundo maior bioma do Brasil. Por meio de seus projetos, a organização conserva a fitologia nativa e recupera áreas degradadas. Suas ações não apenas compensam emissões, mas também financiam iniciativas que promovem o desenvolvimento sustentável da região.

 

 

Sobre a SaveCerrado:

Fundada em 2017 liderada pelo empreendedor Paulo Bellonia, a SaveCerrado é uma organização sem fins lucrativos que atua no combate ao progressivo esgotamento dos recursos naturais do Cerrado e estabelece o equilíbrio ecológico. Por meio de projetos que conservam a floresta nativa e recuperam as áreas degradadas, as ações da SaveCerrado  visam cuidar de hectare por hectare. O trabalho é focado em uma área privada de mais de 15 mil hectares, localizada em um dos quatro principais corredores de preservação do Cerrado Brasileiro, conhecido como Mosaico Veredas-Peruaçu, em Minas Gerais. A ação de preservação conta com o apoio de uma equipe de profissionais que atua há mais de 15 anos conectada à região, e também de universidades estaduais e federais, como a Unimontes. Além disso, a SaveCerrado apoia o extrativismo sustentável de recursos em prol de uma economia colaborativa junto às comunidades locais.